Pontes-Cais ou Jetties


1. Pontes-Cais, Aspectos Tecnológicos, Construtivos e de Dimensionamento.

Os jetties ou Pontes-Cais são estruturas de acostagem aproximadamente perpendiculares à linha de costa e que servem de ligação entre o Mar e o meio terrestre. Trata-se de estruturas muito importantes quando se fala de transporte marítimo. Este tipo de estruturas são frequentemente constituídas por uma plataforma horizontal em betão, madeira ou materiais compósitos sustentados por uma subestrutura sólida, construídas através de blocos de betão, ou outro material, apresentam uma configuração aberta concretizada através de pilares/estacas de madeira, betão ou outro material de resistência e características adequadas ao meio marítimo. Em Moçambique temos dentre outras, a Ponte-Cais do Porto de Quelimane, do Porto de Pemba , do Porto de Inhambane (Figura 1 a 3) e do Porto de Maputo.
Para o dimensionamento em geral são considerados os aspectos de hidráulica marítima e de pontes rodoviárias, mas as sobrecargas de tráfego podem atingir 70 kN/m^2 e tabuleiros com cerca de 40 cm de espessura de betão (Traquinho et al, 2018, Quadros, 1989 )





Figura 1-Vista geral da Ponte-Cais de Inhambane, solução estrutural em porticos contraventados (fotografia, Traquinho, 2016).

Figura 2-Vista geral da Ponte-Cais do Porto de Inhambane-zona de acostagem (fotografia: Traquinho, 2016).               




Figura 3-Solução estrutural do tabuleiro da Ponte-Cais do Porto de Inhambane(fotografia, Traquinho, 2016).

Referências Bibliográficas
Traquinho, N., Jaquecene, P., Lipeque, B. (2018). Concepção Geral de Pontes-Cais.Caso de Estudo: Ponte-Cais do Porto de Pemba. IX Jornadas Científicas das Faculdades de Engenharia & Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lurio, Pemba, 17 a 29 de Setembro de 20118 (Em revisão)
Quadros, C. (1989). Projecto de Reabilitação da Ponte-Cais do Porto de Pemba




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