Estruturas de Betão

2.1. Princípios Básicos de Concepção de Edifícios Altos

Appleton (2013), refere alguns princípios básicos de concepção de edifícios para resistência aos sísmos, que também são aplicáveis à edifícios altos. 
Alguns aspectos mencionados em Appleton (2013), são mais importantes em zonas de sismicidade elevada.
Relativamente à concepção estrutural de edifícios em betão armado, apresentam-se na tabela 1 alguns princípios básicos a considerar na fase de concepção.
Os aspectos expressos na Tabela 1, destinam-se a garantir, por um lado, soluções estruturais de edifícios altos cujo dimensionamento é previsto do ponto de vista regulamentar e, por outro, a evitar inconvenientes de comportamentos estruturais.

Tabela 1: Princípios básicos de concepção de edfícios altos.
Princípios
Descrição
Simplicidade
A transmissão dos esforços dos pisos elevados a base do edifício deve ser realizada através de trajectórias claras, curtas e directas, de forma que a transmissão dos esforços seja predominantemente vertical.
Uniformidade
Os elementos estruturais verticais, como pilares por exemplo, devem ser distribuídos de forma regular em planta e contínua em altura, de forma que os esforços neles actuantes sejam da mesma ordem de grandeza e não haja suspensão de cargas, como vigas apoiadas em vigas ou pilares apoiados em vigas.
As grandes aberturas devem ser evitadas e os vãos devem ser da mesma ordem de grandeza.
O RSA, refere de forma não muito aprofundada, para o caso em que os edifícos construídos em zonas de elevada sismicidade que, a concepção arquitectónica e estrutural dos edifícios deve minimizar o afastamento entre o centro de massa e centro de rigidez
Redundância
As estruturas de edifícios altos devem possuir maior número trajectórias alternativas de cargas, para que a rutura de um dos elementos não contribuía para rutura do edifício todo
Rigidez
As estruturas não devem ser demasiado rígidas nem deve possuir rigidez demasiado baixa. Ou seja os edifícios devem permitir deslocamentos relativos dentro dos limites toleráveis, para que não sejam estruturas com elevadas deformações nem estruturas indeformáveis. 
Resistência
Os edifícios altos devem possuir uma resistência adequada às necessidades para as quais foram concebidos.

Appleton ,J. (2013). Estruturas de Betão. Vol 2. 1ed. Ed. Orion.
Regulamento de Acções para Estruturas de Edificios e Pontes (RSA). Decreto Lei n. 235/83, de 31 de Maio.Porto Editora.

Comentários